sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MAUS TRATOS AOS IDOSOS


Maus tratos aos Idosos – uma contradição humana.
É recorrente as noticias sobre maldades com pessoas que, em razão da perda de sua força mental, física ou ambas,  recebem da maioria das pessoas e do estado um desumano tratamento físico e psicológico. Pior ainda é saber que a maioria dos malfeitores são seus próprios filhos, netos entre outros parentes.
Aqui uma analise considerando o pior é o melhor da natureza humana:
O ser humano age levando-se em consideração: seus sentimentos (Amor ou Paixão); Obrigação (Moral ou Legal) e Interesse (Positivo ou Negativo). Explicarei a seguir cada uma das alternativas.
A escolha estar condicionada a diversos fatores, tais como: caráter, valores, condições socioeconômicas, incapacidade de lidar com adversidades, influencias da sociedade entre outros.
É importante deixar bem claro que todo ser humano age por algum tipo de interesse. Ele é um ser interesseiro por natureza. Exemplo: aos olhos do senso comum Madre Tereza de Calcutá fazia um grande sacrifício em ajudar as pessoas. Isso é verdade, mas ela agia por puro interesse positivo. Isso lhe gerava uma certa satisfação pessoal. Ou seja: ela não fazia pensando em nenhuma retribuição física, obrigação ou interesse negativo, mas a divulgação das caridades, os bons resultados de suas ações, e o reconhecimento da sociedade forneciam a ela uma enorme satisfação, bem como motivação para seguir em frente, e persuadir outras pessoas a fazer o mesmo. Isso é puro amor, por que ela foi caridosa por muito tempo, e com todas as pessoas, não importando sua cor, nível social, crença ou ideologia. Se fosse por paixão ela não conseguiria fazer por período muito longo, visto que a paixão tem tempo limitado de duração.
Os filhos e Netos que maltratam seus próprios pais, agem apenas por interesse negativo, pois estão apenas de olho nos valores da  aposentadoria e bens dos idosos. Na maioria dos casos trata-se de pura falta de reconhecimento em retribuir a eles um pouco do que eles lhes deram - no período e nas condições que viveram. Nesse caso, teriam que agir pelo menos por uma obrigação moral, já que não existe lei que obriga os filhos e netos cuidarem bem dos seus pais. Alguns têm a sorte de encontrar compaixão e amparo de pessoas - sem nenhum vinculo de parentesco direto. É raro mais isso felizmente acontece!
Muito comum os filhos relegarem os pais a própria sorte por má influencia dos seus cônjuges, que por uma visão egoísta, não aceitam que seus parceiros (as) divida sua atenção, paciência e recursos com seus pais. É fato que é uma situação muito difícil e complicada. que pode resultar em algum tipo de desarmonia temporária na família, uma vez que a maioria dos idosos – após a perda de sua independência, tornam-se intransigentes, teimosos e às vezes depressivos, tal como éramos quando jovens. Porém, ao agir de forma injusta estará transmitindo direta ou indiretamente aos seus  filhos a forma como eles poderão lhe tratar no futuro próximo. A menos que eles não tenham herdado seu DNA, nesse quesito, eles farão o mesmo ou ainda pior com você. Nesse momento você, com certeza se sentirá o mais dos injustiçados ser humano do universo. Que ironia heim!
Caso, por alguma razão justificável você não consiga cuidar de seus pais em sua casa, é prudente colocá-los em uma boa clinica de idosos - por eles escolhidos - quando isso lhe for mentalmente possível, mas continuar com boas ações para que eles não se sintam totalmente abandonados.
Entretanto, muitas vezes, por hipocrisia, algumas pessoas não tomam esta providência, deixando-os em casa, mas totalmente abandonados. É a típica ação para enganar a consciência.
É sabido também que muitos pais, devido ao seu caráter, valores, condições socioeconômicas ou algum tipo de vicio, não tenha tenham tratado seus filhos com amor, e sequer por obrigação legal. Assim, haverá uma grande possibilidade de que eles retribuam, ainda que inconscientemente o que ficou gravado em sua memória durante aquele período critico de sua vida. Trata-se da máxima: causa e efeito de nossas ações.
A mente humana é tão complexa, surpreendente e, as vezes contraditória, onde um filho (a) que foi maltratado pelos seus pais – relevar o histórico mental e cuidar bem deles quando  idosos, enquanto outros que foram bem tratados não retribuir o mesmo tratamento, e abandoná-los em casa e/ou fora dela. Vai entender!
Autor: José R. A. Nunes (Rudi) – Piracicba 15 Janeiro de 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário